segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Conhecendo Paris e Versalhes através de vídeos (1ª parte): Torre Eiffel, Rio Sena, Arco do triunfo, Praça da Concórdia e mais....




1) Torre Eiffel

Símbolo de Paris e da França, a Torre Eiffel faz um sucesso que ninguém esperava quando foi construída em 1889. Ela recebe todos os anos cerca de 7 milhões de visitantes e tornou-se ao longo das décadas um monumento imperdível. Verdadeiro ícone de Paris e da França, a Torre Eiffel, grande “dama de ferro”, domina a cidade-luz com seus 324 metros de altura. Símbolo vertiginoso da Revolução Industrial no coração de Paris, resquício da exposição universal de 1889, a Torre Eiffel não envelhece nunca. Revestida de uma iluminação dourada a partir do cair da noite (desde o ano de 1985), ela resplandece durante os primeiros cinco minutos de cada hora desde o réveillon do ano 2000. Mais um exemplo de algo temporário que tornou-se permanente. Afinal, com sua silhueta frágil, graciosa e vertiginosa, a Torre Eiffel foi construída em 1889 por Gustave Eiffel justamente com o objetivo de ser uma instalação temporária[1].
         [1] http://www.france.fr/










2) Rio Sena

O Sena representa mais que um rio exaltado na tradição romântica. Devido a seu leito pouco acidentado, é uma importante via de transporte, que serve à capital da França há séculos. Segundo rio da França em extensão depois do Loire, o Sena nasce no planalto de Langres a 471m de altitude e trinta quilômetros a oeste de Dijon. Percorre 780 km na direção noroeste até desembocar no canal da Mancha, num estuário de dez quilômetros de comprimento. Sua bacia ocupa uma área de 78.700 km², correspondente a um sétimo do território da França.   Desde a Idade Média o Sena tem sido o rio de Paris por excelência. A bacia de Paris, onde nasceu o reino francês, permanece como centro econômico, político e cultural da França e, em muitos aspectos, da Europa. O curso superior do rio Sena é navegável, assim como seus afluentes, entre os quais se incluem ainda o Oise e Eure. Canais fazem a ligação do Sena com os rios Loire, Ródano e Reno, além de rios da Bélgica, e ampliam sua capacidade de navegação e de comunicação. O rio, especialmente no curso inferior, é uma das principais rotas hidroviárias da França, por onde se transportam principalmente materiais de construção e derivados de petróleo[2].
         [2] http://www.biomania.com.br/





3) Arco do Triunfo

Em Paris, no centro da Praça da Estrela, o Arco do Triunfo exibe orgulhosamente os seus dois séculos de história. Com o seu terraço panorâmico e as suas esculturas do século XIX, é um dos monumentos mais visitados da capital francesa. Com uma altura de 50 metros e um comprimento de 45 metros, o Arco do Triunfo ostenta a sua imponente silhueta na extremidade oeste da célebre Avenida dos Campos Elíseos. Iniciado em 1806 por Napoleão I para celebrar a glória dos heróis de guerra, o Arco do Triunfo é inaugurado trinta anos depois no reinado de Luís Filipe, que o dedica aos exércitos da Revolução e do Império. Entre estas duas datas, a construção do monumento conhece várias peripécias que poderão ser descobertas durante a visita ao museu do Arco do Triunfo. Instalado dentro do edifício, o museu propõe animações multimédia que ajudam, nomeadamente, a perceber a história do monumento e a admirar mais em pormenor as esculturas menos acessíveis[3].
         [3] http://www.france.fr/






4) Grand Palais des Champs - Elysées     

Quando você estiver subindo a Avenida Champs Elysées, à esquerda, se encontra o Grand Palais. Construído em 1900,  o Grand Palais é um monumento importante do patrimônio francês, dotado de uma bela arquitetura que sustenta o maior telhado de vidro da Europa. Este edifício se divide em várias partes e tem várias funções. A entrada principal, na avenida Winston Churchill, dá acesso ao grande espaço coberto pela verrière onde são organizados eventos e salões.   A entrada do Square Jean Perrin  leva às Galerias Nacionais onde regularmente são expostos os melhores artistas do mundo.  Por último na entrada da avenida Franklin Roosevelt se encontra o Palais de la Découverte, um museu dedicado às ciências e suas aplicações[4].
         [4] http://www.conexaoparis.com.br/







5) Place de la Concorde

A Praça da Concórdia é a maior de Paris e separa o Jardim de Tuileries dos Campos Elíseos. Construída entre 1754 e 1763 para a colocação de uma estátua real em seu centro, essa praça foi o cenário de muitas execuções durante a Revolução Francesa. Foi no centro dessa praça que se colocou a guilhotina que acabou com a vida de Luis XVI e Maria Antonieta, entre centenas de outras execuções. Após a revolução, essa praça foi batizada como Place de la Concorde. No centro da praça foi colocado o Obelisco de Luxor, um presente que a França ganhou do vice-rei do Egito em 1836. Atualmente, junto ao impressionante obelisco de 22,83 metros de altura, você poderá apreciar duas fontes de inspiração romana e oito estátuas, cada uma delas representando uma cidade francesa diferente[5].
         [5] http://dreamguides.edreams.pt/







6) Torre Eiffel (visita noturna)

     

        
                                                







Nenhum comentário:

Postar um comentário