terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Conhecendo Berlim através de vídeos (1ª Parte): Portão de Brandemburgo, Catedral de Berlim, Ilha de Museus, universidade onde Albert Einstein e Karl Marx se formaram e mais......




 1) Chegada em Berlim


                                         


 2)  Portão de Brandemburgo

O  Portão de Brandemburgo, foi idealizado pelo rei da Prússia Frederico Guilherme II no século XVIII e construído entre os anos de 1788 e 1791. Ele foi criado com a finalidade de ser uma porta de entrada e saída da cidade de Berlim. Está localizado no centro da cidade e possui ao seu redor as embaixadas das principais potências vencedoras da 2ª Guerra Mundial (EUA, França, Inglaterra e Rússia). Atualmente representa um dos mais importantes monumentos da Alemanha.  


3) Checkpoint C

Dentre os vários postos militares existentes na capital Berlim, ao longo da Guerra Fria, o Checkpoint C representa um posto que tinha por finalidade fazer a separação entre a parte ocidental e a parte oriental da cidade e também permitia a passagem de estrangeiros e militares das Forças Aliadas.


4) Catedral de Berlim

A bela e imponente Berliner Dom ou Catedral de Berlim  é sem dúvidas uma das construções mais fotografadas de Berlim. Não é de se admirar, pois com suas cúpulas marcantes e seus monumentais 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, a catedral destaca-se na paisagem.  A Catedral de Berlim localiza-se às margens do rio Spree, na Ilha dos Museus. A Berliner Dom, a maior e mais importante igreja protestante de Berlim, foi construída entre 1894 e 1905, mas a sua história se inicia muito antes.  A história da catedral de Berlim se inicia  em 1465 quando a Capela St. Erasmus, pertencente ao recém-construído palácio real de Cölln,  foi elevada ao status de igreja colegiada ou “Domkirche” que era o termo usado na época para designar este tipo de igreja[1]. 

[1] http://simplesmenteberlim.com/berliner-dom-catedral-de-berlim/

                                           

5) Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus de Berlim é a ponta norte da ilha do Spree e ao mesmo tempo uma magnífica obra de arte com cinco museus mundialmente renomados, agrupados em um conjunto extraordinário. Desde 1999, a Ilha dos Museus pertence ao patrimônio mundial da UNESCO, na qualidade de conjunto arquitetônico e cultural único. No sul da ilha, perto da ponte do castelo e da catedral de Berlim, está localizado o Antigo Museu, perante o qual se estende o Jardim dos Prazeres "Lustgarten". Ao norte está encontra-se o Novo Museu, bem como a antiga Galeria Nacional. O Museu Pergamon está situado ao lado do"Kupfergraben", e por último encontra-se o Museu Bode[2].


[2]http://www.visitberlin.de/pt/node/657585



6) Universidade de Humboldt

A universidade foi fundada em 1810 e se caracteriza como uma instituição comprometida com o ideal educacional de seu criador, Wilhelm von Humboldt. Durante a divisão da Alemanha, foi a maior universidade da Alemanha Oriental. Entre  os anos de 1946 e 1990, passaram por ela 150 mil estudantes. Após a reunificação alemã, no inicio da década de 1990, a instituição passou por várias reformas. Ao longo de sua existência, passaram por ela inúmeras personalidades, tais como Albert Einstein, Karl Marx, dentre outros. 


                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário