quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Conhecendo outras cidades alemães através de vídeos: Nuremberg, a Cidade Imperial.


Nuremberg



Nuremberg  é uma cidade situada ao norte do estado da Baviera. A cidade possui aproximadamente meio milhão de habitantes e faz parte do centro econômico e cultural do norte da Baviera. Embora tenha sido praticamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte das construções medievais foram reconstruídas a partir de planos originais existentes desde a Idade Média. Até hoje o centro histórico é rodeado pela antiga muralha com uma extensão de aproximadamente 4 km. Além disso, outro fator de grande relevância em relação a cidade é que nela se localizaram inúmeros comícios do Partido Nazista e posteriormente, após a Segunda Guerra Mundial, veio a ser o palco dos julgamentos de Nuremberg, nos quais os criminosos de guerra nazistas foram julgados e condenados.

1) Castelo da cidade

O castelo de Nuremberg é a marca registrada da cidade. Seja nos seus arredores, ou na sua torre, o visitante pode apreciar uma vista fantástica sobre o centro histórico. Para serem vistos, há o museu Kaiserburg e a sala do imperador do Kaiserburg. Na Idade Média, os imperadores romano-germânicos não governavam sediados em uma cidade, mas estavam sempre viajando para encontrar seus vassalos nas próprias regiões, conduzir julgamentos ou participar de assembleias imperiais. O Kaiserburg, em Nuremberg, é um dos mais importantes palácios imperiais da Idade Média na Europa. No castelo Kaiserburg Nuremberg é possível visitar as salas do imperador no palácio, decoradas com quadros, tapeçarias e móveis do século XVI e XVII, a capela dupla românica, com um crucifixo do gótico tardio, de Veit Stoss, a fonte "Tiefe Brunnen", com um poço de 47 metros, a torre Sinwellturm e uma grande coleção de armas e aparelhos[1].
         [1] http://www.germany.travel/






2) A Cidade Antiga









3) Tribunal de Nuremberg

Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a Guerra. De 1945 a 1949, o Tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial. A criação desse tribunal se deu através de um acordo firmado entre os representantes da então URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França, em Londres, em 1945. Dentre os réus julgados e condenados estava o braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering[2].
         [2] http://www.historiadomundo.com.br





4) Centro de Documentação Nazista 

O  Centro de documentação se localiza no complexo do antigo Congresso do Partido Nacionalista e atualmente é um museu que se encontra na cidade de Nuremberg. No museu, são descritos inúmeros fatos históricos relacionados com o nazismo. Ele está localizado na região norte de um monumento semelhante ao coliseu romano, construído por ordem de Hitler, que demonstra a admiração que o ditador tinha pelo Império Romano. O local é detentor de um conteúdo riquíssimo sobre o regime totalitário nazista e possui diversos instrumentos visuais e audiovisuais que permitem uma profunda compreensão acerca dos fatos ocorridos na Alemanha durante os anos entre 1920 e 1945. É uma visita que não pode deixar de ser realizada, particularmente por estudiosos que buscam um maior entendimento sobre a conjuntura do período em questão. 






5) Museu Nacional da Alemanha

Os exemplares expostos no Museu Nacional Germânico vão de peças da Idade do Bronze até as contemporâneas. Arte, ciência e objetos cotidianos constituem o acervo do maior museu de história da cultura de toda a Alemanha. A ideia de fundar o museu surgiu há aproximadamente 160 anos, quando o barão Hans Von Und Zu Aufsess resolveu criar um espaço em Nuremberg que reunisse e expusesse testemunhos da cultura e história das "regiões alemãs". No século 19, compreendia-se como "alemães" os territórios nos quais se falava o idioma, como por exemplo a Silésia e a Pomerânia e a área próxima a Gdansk – hoje na Polônia. O Museu Nacional Germânico tem atualmente características modernas, sendo que suas exposições de maior porte estão sempre ligadas a projetos de pesquisa. Ali estão expostos originais dos primórdios da história até os dias de hoje – desde um cone de ouro da Idade do Bronze até o terno de feltro feito pelo artista Joseph Beuys (1921-1986)[3].
          [3] http://www.dw.de/











Nenhum comentário:

Postar um comentário